Banco do Nordeste 65 anos

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Tomar remédio com leite faz mal ou perde o efeito? Descubra

© iStock


Se você prefere beber leite ao invés de água juntamente com seu remédio, é melhor mudar o hábito.


 

Tomar o comprimido com algum líquido é a melhor maneira de engoli-lo sem se engasgar. Mas se você prefere beber leite ao invés de água, é melhor mudar o hábito, pois o leite pode diminuir ou até mesmo anular o efeito de certos medicamentos, principalmente antibióticos, afirma o site UOL. Certas substâncias presentes em determinados remédios reagem com substâncias do leite, como o cálcio, formando uma terceira substância que o corpo não consegue absorver, chamada de "quelato".

Como o corpo precisa produzir substâncias para digerir o leite, como o suco gástrico, o remédio pode perder o efeito também ao reagir com essas enzimas. Dentre os principais remédios afetados pelo leite estão a tetraciclina (que trata acne), contraceptivos orais, Digoxina e Diazepam. Ainda segundo o UOL, chás também devem ser evitados, por terem grandes concentrações de taninos, uma substância química presente em frutos verdes, sementes e caules de plantas. Cafés, sucos e refrigerantes também entram para a conta. Para evitar efeitos colaterais, o mais indicado é, sempre, ingerir os medicamentos apenas com água. E é bom ficar atento, pois certos medicamentos precisam ser ingeridos em jejum.


Postar um comentário